quinta-feira, 15 de agosto de 2013

Estudantes do Amazonas constroem veículo para competição nacional

Equipe reúne 14 estudantes de engenharia mecânica, controle e automação, elétrica e produção 

Veículo Baja, participante da competição. Foto: Reprodução/ Internet
Veículo Baja, participante da competição. Foto: Reprodução/ Internet
Estudantes de engenharia da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) aceitaram o desafio de projetar, desenvolver, construir e operar um veículo de competições conhecido como mini-BAJA. Usado em competições off-road (fora de estrada), o veículo tem esse nome porque as disputas ocorriam no deserto de Baja, nos Estados Unidos.
São 14 estudantes de engenharia mecânica, controle e automação, elétrica e produção que formam a equipe Baja-UEA e que vão somar seus conhecimentos e experiências para construir o veículo para participar, em 2014, da competição nacional organizada pela SAE BRASIL (Society of Automotive Engineers). Desde 2003, a disputa é realizada em Piracicaba (SP).

As informações são de Flávio Gabriel Barrozo, acadêmico de engenharia mecânica capitão da equipe Baja-UEA. Os alunos estão sob a orientação do professor doutor Eduardo Rafael Barreda.
“A equipe é subdividida em grupos de construção. Os alunos de engenharia mecânica participam da construção do chassi, suspensão, sistemas de freio e transmissão do carro. Alunos de controle e automação participam da construção da suspensão e dos circuitos e sistemas elétricos, nesse último são apoiados por alunos de engenharia elétrica. Os alunos de engenharia de produção participam na gestão do projeto, eles ficam responsáveis pela compra de insumos, prestação de contas, marketing e comunicação, e da fiscalização de relatórios e processos de construção”, explicou Flávio.
O desafio lançado pela SAE Brasil, filiada à SAE Internacional, e a força de vontade em ser a primeira equipe do Amazonas e a segunda do Norte é o que motiva a equipe, explicou o capitão da Baja-UEA. Para ele, profissionalmente, o projeto é uma excelente oportunidade de ganhar experiência.

Em 2014, será a 20ª edição da disputa. Este ano, 81 equipes de 68 instituições de ensino superior de 17 estados brasileiros e Distrito Federal (DF) se inscreveram para a disputa. Na competição, entre as provas estáticas e dinâmicas estão avaliações de projeto, testes de tração, aceleração, velocidade máxima e o esperado enduro de resistência, que tem quatro horas de duração e é feito em pista de terra de condições severas.

“Não existia um projeto que envolvesse tantos alunos de diferentes engenharias, a UEA é a pioneira neste projeto no Estado do Amazonas. A formação do acadêmico de engenharia se torna mais completa, com a oportunidade prática de solucionarmos problemas reais e não só na teoria e com a chance de lidar com situações que geralmente só vemos no estágio ou depois de efetivados na empresa. Por isso, esse projeto permite ao aluno sair melhor preparado para o mercado de trabalho e para a empresa que o contrata o benefício dessa melhor formação é evidente”, disse.

Nenhum comentário:

Postar um comentário