sábado, 4 de junho de 2016

Presidente Figueiredo bate record de apreensão de explosivos durante Operação Dínamo do Exército Brasileiro



O Exército Brasileiro desencadeou entre o dia 1º e dia 3 de Junho a Operação Dínamo IV com apreensões nas mineradoras de Presidente Figueiredo, foram encontrados explosivos vencidos e sem acondicionamento correto com risco de explosões e acidentes com os funcionários das respectivas empresas mineradoras.
A Diretoria de Fiscalização de Produtos Controlados (DFPC), do Exército, divulgou nesta quarta-feira (01) um balanço parcial da Operação Dínamo IV, que consiste em intensificar as ações de fiscalização, controle, produção, armazenamento, comercialização e transporte de material explosivo e produtos correlatos. No primeiro dia da Operação, iniciada na terça-feira (31), foram realizadas 269 vistorias em pontos de bloqueio e controle de rodovias, além de locais de armazenamento e produção de artigos explosivos e materiais controlados.
A maior apreensão ocorreu no estado do Amazonas, com aproximadamente 3 toneladas de explosivos. Também foram encontradas 10,6 toneladas de nitrato de amônia, um componente químico para a produção de fertilizantes que também é usado de forma legal na fabricação de explosivos de aplicação na construção civil, por exemplo. No estado do Paraná, registrou-se a maior apreensão deste componente químico, com 6,2 toneladas. A maioria do material apreendido tem problemas na documentação, transporte e armazenamento inadequado ou prazo de validade vencido.
De acordo com o diretor da DFPC, general Ivan Ferreira Neiva Filho, o trabalho é um esforço conjunto para intensificar as medidas de proteção da população e contribuir com a manutenção da segurança durante a realização dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016. "Essa integração entre os órgãos de segurança pública tem caráter preventivo e traz um ganho significativo em termos de resultado. A Operação Dínamo começou em 2013 para a preparação da Copa das Confederações e para a Copa do Mundo", ressaltou o general Neiva.
Foto: Gilberto Alves/MD

Nenhum comentário:

Postar um comentário