quinta-feira, 22 de março de 2012

FAPEAM VIABILIZA PESQUISA SOBRE INSETOS AQUÁTICOS DA AMAZÔNIA

A equipe

formada por pesquisadores de diversas universidades do País

trabalhou na coleta de insetos em igarapés dos municípios de Novo Airão, Manacapuru, Rio Preto da Eva, Presidente Figueiredo, Iranduba e Manaus
Um estudo coordenado pela pesquisadora do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa), Neusa Hamada, fez um levantamento das espécies de insetos aquáticos no Estado do Amazonas, usando como base as áreas de taxonomia, biologia e ecologia como forma de aprimorar o conhecimento científico sobre essas espécies da fauna que, muitas vezes, passam despercebidas pelo homem.
A entomologista explicou que, por meio dos estudos, foi possível identificar uma grande quantidade de insetos importantes para o equilíbrio do meio ambiente e para a preservação da saúde humana.
Intitulada ‘Insetos aquáticos: biodiversidade, ferramentas ambientais e a popularização da ciência para melhoria da qualidade de vida humana no Estado do Amazonas’, a pesquisa foi desenvolvida no âmbito do Programa de Apoio a Núcleos de Excelência em Ciência e Tecnologia (Pronex), que é fomentado pelo Governo do Estado, por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM), em parceria com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).
A equipe, formada por pesquisadores de diversas universidades do País e por estudantes de graduação, pós-graduação e técnicos, trabalhou na coleta de insetos em igarapés dos municípios de Novo Airão, Manacapuru, Rio Preto da Eva, Presidente Figueiredo, Iranduba e Manaus.
A pesquisa, de acordo com a entomologista, garantiu a capacitação de recursos humanos qualificados na área de taxonomia e ecologia de insetos aquáticos.
Segundo a pesquisadora, a preservação dos sistemas aquáticos é de fundamental importância para garantir a sustentabilidade dos recursos naturais utilizados pelo homem e o conhecimento da fauna de insetos aquáticos é indispensável para uma melhor compreensão e preservação desses sistemas.
Resultados
Como fruto do levantamento realizado, um livro será publicado e isso será extremamente importante para a área que, segundo Hamada, é desprovida de literatura adequada à realidade local.
O projeto também rendeu bons frutos na aplicação do conhecimento adquirido à formação de recursos humanos e disseminação e popularização da ciência.
Sobre o Pronex
Esse programa, desenvolvido em parceria com o CNPq, consiste em apoiar, com recursos financeiros, grupos de alta competência que tenham liderança e papel nucleador no setor de atuação em ciência e tecnologia no Amazonas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário