terça-feira, 19 de março de 2024

Estado do Amazonas inicia multivacinação nas escolas públicas para atualização e ampliação da cobertura vacinal em menores de 15 anos

 

Foto: Divulgação/FVS-RCP

O Amazonas inicia a partir desta terça-feira (19/03) estratégia de multivacinação nas escolas 2024 para menores de 15 anos com esquema vacinal atrasado. A ação segue a recomendação do Ministério da Saúde em parceria com o Ministério da Educação e as orientações constam na Nota Técnica Nº16 disponível em: https://abre.ai/je5V.

A Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM), por meio da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), e as Secretarias Municipais de Saúde implementam a vacinação na escola em seus territórios até 19 de abril.

A diretora-presidente da FVS-RCP, Tatyana Amorim, afirmou o seguinte sobre a estratégia:

“A estratégia de multivacinação nas escolas é para oportunizar o acesso àqueles que desejam atualizar sua caderneta de vacinação, mas não conseguem chegar no posto de saúde no horário de rotina”.

A estratégia envolve todas as vacinas do Calendário Nacional de Vacinação, visando atualizar esquema vacinal de crianças e adolescentes menores de 15 anos. As vacinas são: Poliomielite inativada (VIP), Poliomielite oral (VOP), Pentavalente, Tríplice Viral, Febre Amarela, Tríplice viral, HPV e Meningocócica ACWY.

Também serão realizadas ações educativas, além do reforço à importância da vacinação na prevenção de doenças imunopreveníveis.

O responsável pela Vigilância Epidemiológica da FVS-RCP, Alexsandro Melo, informou que a FVS-RCP realizou treinamento junto aos coordenadores municipais de imunização para realização da campanha. Ele disse:

“Saúde e educação é uma parceria que sempre dá certo e, neste momento, as etapas das ações na escola seguem os cronogramas programados pelas secretarias municipais de saúde que executam a vacinação em suas cidades”.

 Fonte: FVS-RCP

Nenhum comentário:

Postar um comentário